domingo, 20 de setembro de 2009

Mês da Bíblia


Boa noite a todos!
Estamos vivendo o Mês da Bíblia, este que é o nosso principal instrumento de trabalho na jornada missionária. O informativo mensal diocesano - O Arauto - traz um texto bem interessante a respeito da Bíblia, que eu compartilho com vocês a seguir.

A Bíblia é uma coleção de livros nascidos na vida histórica dos hebreus. Ela é o Livro dos livros e mais lido, admirado e atraente no mundo. Conta-se que um ateu havia dito que não acreditava em Deus, mas admirava e apreciava muito o Livro que falava sobre Deus porque descobria nele uma vasta sabedoria acumulada da humanidade. E dizia que aprendia mais com a Bíblia do que com os fanáticos da Bíblia.

Para os judeus e cristãos, a Bíblia é o livro por excelência da revelação de um Deus santo, amigo dos pobres e empobrecidos, chamados de hebreus. Ouvindo o grito dos oprimidos na terra do Egito, o Deus da revelação disse a Moisés: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi os gritos de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos” (leia Êxodo 3,7-10). Quem ama ouve, se aproxima e liberta. Este é o jeito do Deus da Bíblia!

Depois de uma longa história entre Deus, Moisés, os profetas, profetisas e povo de Israel, esse Deus, que ouve o grito dos oprimidos no Egito, é o mesmo que se encarna na pessoa de Jesus de Nazaré. Em Jesus, o Deus vivo dos hebreus permanece ouvindo o grito de suas ovelhas sem pastor e delas tem compaixão (leia Mateus 9, 35-38).

Chegando ao mundo, em Jesus de Nazaré, o Deus vivo do povo da Bíblia assume a condição da humanidade dos pobres, nasce pobre e se apresenta ao povo como Filho do Homem manso, simples e humilde de coração. Deus em Jesus é o máximo humano e divino para nos humanizar. É aqui que está a força vital e atraente da Bíblia. Nela os pobres e empobrecidos da humanidade, encontram o rosto de um Deus amigo, criador e libertador. Ele é um Deus que salva ouvindo os gemidos da alma humana sociologicamente, sem vida nem liberdade, sem voz nem valor, perante os olhos das autoridades políticas do Egito.

E hoje, como o povo de Deus está vendo a força da Bíblia, para organizar seus passos de libertação? Que rosto de Deus o povo das comunidades está descobrindo na Bíblia? Como você lê a Bíblia? Sozinho, em família, em grupo ou em comunidade?

A Bíblia pode ser lida sozinho, mas lembre-se que nela tem coisas que só podem ser compreendidas em grupo ou em comunidade. Organize na sua rua, seu bairro, um grupo de amigos e amigas da Bíblia. A todos desejo uma boa leitura com a palavra de Deus neste Mês da Bíblia!

Frei Anízio Freire, OFM.


.
.
.

Vamos criar o hábito de ler a Bíblia! Pra quem ainda não costuma, um bom começo é acompanhar a Liturgia Diária, através de sites como o da comunidade Canção Nova, ou o da Diocese de Campina Grande, ambos com links ao lado. Também disponibilizamos semanalmente na comunidade da crisma, no orkut, os evangelhos diários, inclusive abrindo espaço para a partilha da Palavra. É só dar uma conferida!

Abraços e fiquem com Deus.