sábado, 20 de fevereiro de 2010

CF 2010

Boa noite a todos!

Tivemos essa semana, em nossa Diocese, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2010, que tem como Tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. A Campanha, como em todos os anos anteriores, aborda um tema importantíssimo e de forte repercussão nos dias atuais, principalmente diante da sociedade capitalista predominante. Para se atingir o tão sonhado desenvolvimento sustentável, é necessária a economia de recursos, para que as futuras gerações tenham condições de dar continuidade à vida no nosso planeta.

CFE é lançada na diocese e Dom Jaime pede por uma economia solidária

“Acordemos para os nossos irmãos necessitados e busquemos uma comunhão, inclusive, no âmbito econômico”. Esta foi uma das ênfases ditas pelo bispo diocesano de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, durante o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2010 na diocese.

Embasada no tema da campanha “Economia e Vida” e no lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, a solenidade aconteceu no final tarde e início da noite da última quinta-feira, dia 18, do auditório da Cúria diocesana. Estiveram presentes representantes do clero, das comunidades religiosas, além de agentes pastorais de diversas paróquias que compõem a diocese.

Para dom Jaime, a Campanha da Fraternidade sempre apresenta um tema atual, a exemplo do ano passado que tratou sobre a Segurança Pública, e este ano reflete sobre a Economia. “Neste tema de 2010, percebemos que Deus nos pede para escolhermos com fidelidade entre ele e o dinheiro e que é preciso pensar cada vez mais numa economia solidária”, frisou.

Palestra
Durante o lançamento, a professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Ângela Metri, proferiu uma palestra sobre “Economia Solidária e Autogestão”.

Em suas abordagens, ela destacou o cenário em que surge esta nova forma econômica. “Diante da falta de perspectiva e aumento da instabilidade, muitos trabalhadores criam uma variedade de empreendimentos coletivos, cooperativas, associações, etc, e são nesses espaços que surgem as experiências de economia solidária”, disse.

Para ela, “a solidariedade no segmento econômico só pode acontecer quando a economia for organizada igualitariamente, de forma associada, para produzir, comerciar, consumir e poupar”, frisou.

Ângela disse ainda que esta nova experiência proporciona o desenvolvimento humano. “A economia solidária é praticada através da autogestão, onde a posse do empreendimento pertence a todos aqueles que nele trabalham. E esta nova forma de gerir proporciona aos seus participantes o desenvolvimento humano, pois adquirem novos olhares sobre o mundo do trabalho”.

Após a palestra, a artesã Carleuza Rodrigues, sócia da Associação de Mulheres Artesãs de Campina Grande (AMA-CG), relatou a experiência deste empreendimento que pratica a economia solidária no município. Em seguida, encerrando a solenidade, dom Jaime rezou com todos os presentes a Oração da CFE-2010, bem como recitou o refrão do hino da campanha.

Fonte: http://www.diocesedecampinagrande.org/noticia.php?id=1483

.
.
.
E vocês notaram a imagem de Maria acima, na esquerda? Pois é, ela agora é convidada permanente do blog! Estamos fazendo algumas modificações, e em breve todo o visual será reformulado. Não "perda"!

Abraços e fiquem com Deus.